4 principais métricas para acompanhar nas redes sociais

As redes sociais se tornaram um grande aliado das campanhas de marketing e proporcionam métricas que ajudam no desenvolvimento corporativo, sobretudo para aumentar as vendas e engajamento de uma empresa dentro das redes.

Em suma, as redes sociais são ótimas plataformas para:

  • Estreitar as relações entre público-alvo e empresa;
  • Aumentar o engajamento na rede;
  • Publicar conteúdo relevante;
  •  E incentivar compartilhamento de marca.

Ao mesmo tempo que essa plataforma serve diretamente para o marketing digital, os mecanismos das redes sociais também geram métricas para análise de comportamento do cliente e também da eficiência das ações de marketing.

As métricas e a mensuração de resultados

A métrica no marketing é um termo usado para medir e avaliar o desempenho de uma determinada ação.

Com a mensuração é possível analisar resultados de forma aprofundada na intenção de detectar uma eventual necessidade de implementar mudanças na forma de prospecção.

Se você tem uma empresa que vende luminária de emergência, por exemplo, certamente sabe da importância das redes sociais para o seu negócio.

Foi pensando nisso que resolvemos publicar esse artigo para falar sobre as quatro métricas que o gestor de marketing precisa acompanhar de perto, para gerar melhores resultados. Gostou da pauta? Então siga conosco e confira!

As 4 principais métricas das redes sociais

  1. Alcance: a métrica do alcance registra até que ponto sua publicação teve relevância na rede social. O alcance é determinado pelos algoritmos e pode ser influenciado pela quantidade de compartilhamentos e curtidas.

Quanto mais houver compartilhamento de um anúncio de conectores elétricos, por exemplo, mais alcance essa publicação tem e isso quer dizer que o produto foi visto por mais pessoas.

Entretanto devemos ressaltar que se sua empresa estiver efetuando anúncios pagos, nas métricas existirá a diferença do alcance no tráfego orgânico e o tráfego pago, o que mostra que foram diferentes ações, que atingiram diferentes pessoas.

  1. Métrica do engajamento: a palavra engajamento se tornou muito comum em nosso cotidiano, exatamente porque ela faz parte das redes sociais.

O engajamento mostra o quanto os usuários da web tiveram interação com sua postagem e quanto maior for esse engajamento, melhor é para os algoritmos da rede social, aumentando também o alcance da publicação em geral.

  1. Aumento de seguidores: quanto mais a sua empresa trabalha bem nas redes sociais, tendo alcance e engajamento, o número de seguidores tende aumentar.

Se por um acaso o engajamento vai bem, assim como o alcance, mas sua campanha não está conseguindo converter o internauta em um seguidor, algo está errado.

Nesse caso, indicamos que você reavalie algumas estratégias e tentar encontrar onde está o ponto-chave para aumentar esse índice de conversão. 

  1. Curtidas e links: o facebook e o instagram são redes sociais que ficaram marcadas pelas curtidas e likes. Isso se tornou até um termo comum dentro de nossa sociedade, mesmo quando não estamos falando sobre redes sociais.

Se você publicou um conteúdo sobre catalisador para tinta, por exemplo, fique atento ao número de curtidas. Nós recomendamos que faça a mensuração desses resultados levando em consideração as outras publicações que foram feitas no mesmo horário. 

Isso porque tal como é o nosso cotidiano, as redes sociais também têm um fluxo maior e menor de pessoas online, o que obviamente impacta no engajamento,  mensuração e interpretação de resultados das redes sociais.

Chega ao fim nosso artigo falando sobre as principais métricas para mensuração em redes sociais. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de marketing e gestão de empresas. 

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.