A importância da creatina

Na lista dos suplementos alimentares que mais são utilizados por atletas, temos a creatina que promete ganho de força e aumento da massa muscular para quem consome. Descubra agora para que serve a creatina e tire outras dúvidas sobre o suplemento.

O aumento da busca de hábitos saudáveis e da inserção das atividades esportivas na rotina é uma grande realidade. Consequentemente, aumenta-se também a busca por esses suplementos alimentares que prometem bons resultados imediatos e melhor desempenho durante essas atividades físicas.

Ofertas para quem quer perder peso, para quem deseja aumentar os seus músculos ou para quem busca, simplesmente, melhorar a sua performance. Esses produtos despertam grande interesse dos praticantes de diversas modalidades esportivas, mas o assunto suplementação ainda gera grandes dúvidas.

A seguir, vamos desvendar alguns mitos e entender para que serve a creatina, um dos suplementos que são mais populares, mais estudados e também um dos que são mais cercados de dúvidas sobre as suas funções, sua eficácia e segurança.

Afinal, o que é a creatina?

Antes de saber para que serve mesmo a creatina e conhecer todos os seus benefícios, vamos entender o que é esse suplemento.

A creatina em sua quando está em sua forma orgânica tem basicamente duas fontes: a produção natural pelo nosso corpo, nos rins, nos pâncreas e fígado, que é composta pela junção de 3 aminoácidos: a glicina, a arginina, metionina; e por meio da alimentação, sendo encontrada também, especialmente, em carnes e peixes.

No organismo, a creatina é armazenada em sua grande parte nas fibras musculares e é encontrada, em quantidades bem menores, no cérebro. Sua função no organismo, resumidamente, é fornecer mais energia para os nossos músculos.

A importância da creatina

Para que serve a creatina?

Como vimos, a creatina age no nosso corpo principalmente na produção da energia para as nossas células musculares, ou seja, essa suplementação irá estimular a capacidade dos músculos em desempenhar essas funções, aumentando sua força e seu potencial para as atividades físicas.

Neste sentido, os estudos mostram que uma suplementação mais adequada, se somada a uma dieta equilibrada e também a uma frequência de treino de força, pode trazer grandes benefícios para os atletas profissionais e iniciantes. Em resumo, a creatina serve:

  • Fornece grande energia para as células musculares;
  • Melhorar toda a performance nos treinos;
  • Combater a fadiga e também acelerar a recuperação muscular;
  • Colaborar para o ganho da massa magra;
  • Aumentar a força e potência durante o seu treino;
  • Melhorar o funcionamento do seu metabolismo;

Para quem é indicado o suplemento de creatina?

Você ainda deve estar se perguntando para que serve o suplemento de creatina já que essa substância já é produzida pelo nosso corpo e também pode ser encontrada em alimentos, não é mesmo!?

A função desses suplementos alimentares é complementar a sua dieta e fornecer nutrientes que podem estar em déficit no seu organismo ou que não podem ser consumidos em grandes quantidades em uma certa dieta.

No caso da creatina, nosso corpo produz uma quantidade bem limitada, aproximadamente 1g por dia e outro 1g é ingerido na alimentação.