A importância da experiência do cliente

Uma experiência incrível do cliente é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, seja do ramo de estética ou de limpeza de fossa. Isso tudo promove a fidelidade, ajuda a reter clientes e incentiva a defesa da marca.

É por isso que é tão importante fazer com que eles queiram continuar usando seus produtos. Entenda: os clientes fazem com que o reconhecimento de sua marca seja aumentado. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

 

O que é Experiência do Cliente?

A experiência do cliente define como as pessoas percebem a interação com sua marca. Cada uma delas contribui para a fortificação do conceito e, no mundo de hoje, o cliente é altamente educado e capacitado. Eles têm várias opções para mudar para a concorrência se achar que não foi bem atendido.

De acordo com pesquisas, se alguém tiver indícios de negatividade, as chances de não voltar são de 80% a 90%. Sendo assim, dê cursos aos colaboradores e mostre que, sem as vendas, não há como crescer. 

 

Por que a Experiência do Cliente é importante?

Produtos e serviços por si não são suficientes para criar reconhecimento de marca ou obter vantagem competitiva. Os concorrentes podem estar em pé de igualdade em inúmeros fatores. O que fará se destacar da multidão são os oferecimentos e as propostas.

Aqui estão razões por trás da importância da experiência do cliente.

 

  • Melhora a satisfação do cliente

Empresas focadas em maximizar a satisfação, no que diz respeito a toda a jornada do cliente, têm potencial de sucesso de 20% acima das outras, ou seja, assim como um servomotor, proporciona movimentação ao seu dia a dia.

A organização deve garantir consistência a todos os pontos de contato, proporcionando, assim, uma jornada fluida e sem ‘dores de cabeça’ para ambos os lados.

 

  • Melhora a retenção de clientes

A experiência do cliente atua como um ponto de diferenciação. Isso resulta na fidelização do cliente. Portanto, garante que os interessados tenham uma longa associação com a marca e um marketing boca a boca positivo, seja numa roda de amigos, numa reunião de família e etc.

 

  • Reduz a rotatividade de clientes

O preço não é a única razão principal para a rotatividade de clientes. De fato, a má qualidade do atendimento é responsável por isso, ou seja, de nada adiantará vende uma espécie de bota de segurança e o produto não passar a segurança que é preciso.   

86% dos compradores pagarão mais por uma melhor experiência do cliente. Se não acredita… terá a saúde financeira afetada a curto ou médio prazo, principalmente num período de forte crise econômica.

 

  • Cria uma vantagem competitiva

Uma experiência superior do cliente pode se tornar uma grande vantagem competitiva. Os dois principais diferenciais para a empresa podem ser preços baixos ou o chamado CX (customer experience).

Ressaltamos que a inserção dessa ferramenta dentro da marca exige acompanhamento, dedicação, estudos e investimentos em cursos, workshops e etc. Inseri-los no planejamento de início de ano será um dos caminhos mais assertivos da sua gestão.

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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.