Aprenda a gerar leads com inteligência comercial

O mercado vem se desenvolvendo e com a inserção da internet e as ferramentas de propaganda e marketing digital, tornou-se mais importante aperfeiçoar a inteligência comercial para prospecção de clientes e geração de leads qualificados.

Saber gerar leads usando a inteligência comercial, vai trazer uma série de benefícios em médio e longo prazo para sua empresa, como por exemplo:

  • Diminuição de custos com publicidade;
  • Aumento no índice de conversão;
  • Diminuição do stress na equipe de vendas;
  • Qualificação das ações de marketing,
  • Entre outros.

Mas se você tem uma empresa que vende armário de aço 2 portas, por exemplo, sabe realmente como faz para gerar leads com inteligência comercial?

Em suma, a inteligência comercial serve para ações de marketing B2B e B2C e foi na intenção ajudar nosso leitor no processo de prospecção de clientes, que resolvemos produzir esse artigo.

Aqui vamos postar algumas técnicas que podem ajudar a alcançar seu público-alvo e aumentar as chances de converter o interesse do consumidor em vendas. Quer saber mais? Então siga conosco e confira!

Conheça a Persona e o público-alvo

Quando você tem um produto interessante, como uma mesa rustica de madeira, por exemplo, haverá um público-alvo do qual você precisa atingir para aumentar o índice de vendas.

Mas você sabe o que define esse grupo e como alcançá-lo com mais facilidade?

Daí advém a necessidade de estudar a persona para definir estratégias de marketing corporativo ou industrial de sua empresa.

Podemos definir personas como perfis “fictícios” criados pelos gestores de marketing, para representar diferentes tipos de consumidores dentro de um alvo demográfico.

Eles pertencem a uma determinada classe, que tenham determinadas atitude e/ou comportamento pré-definido, que simbolizaria o cliente ideal para consumir o produto.

Sabendo quem são essas pessoas, você terá o primeiro passo para que seja possível gerar leads com inteligência comercial. Dessa forma o setor de marketing estará munido de informações mais precisas, que proporcionarão ferramentas para construir campanhas mais sólidas, para alcançar esse cliente específico. 

Faça análise da concorrência

Você vende um determinado produto, como balde de servomotor, por exemplo, mas seu concorrente tem o mesmo produto e está buscando o mesmo cliente que você.

Ao conhecer a persona e o público-alvo, você conhece as tendências desse mercado e sobretudo o que seu produto poderá oferecer de diferente, para conseguir desbancar a concorrência, quando o consumidor decidir adquirir o material.

Pode ser uma questão de preço melhor, de qualidade, de valor frete, durabilidade, garantia, localização da empresa, enfim. 

A importância de conhecer a concorrência e saber exatamente onde existe um diferencial, é fundamental para que sua empresa trabalhe sobre essa perspectiva e consiga gerar leads qualificados para conversão em vendas.

Fique atento aos indicadores

Os indicadores nas ações de marketing podem mostrar momentos específicos para mudança. Essas mudanças acontecem pois o próprio consumidor busca por novas tendências e sua empresa não pode ficar parada no tempo.

Por isso, em toda campanha de marketing, indicamos que analise bem os resultados, busque por comparativo com indicadores dos semestres passados, para que você consiga ter propriedade e materialidade para novas tomadas de decisões.

Esperamos que essas dicas ajudem sua empresa a gerar mais leads com inteligência comercial. Se gostou do nosso conteúdo compartilhe nas redes sociais para mais pessoas e nos siga para outras dicas de gestão e empreendedorismo.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.