Como a indústria é peça chave no Brasil

Não há como negar que, com uma economia tão oscilante, certos setores são peça chave para a recuperação. Isso cria estruturas e dá novo fôlego para investimentos e gera empregos. Principalmente no setor de EPIs, como a bota de segurança.

Mas qual o conceito de indústria e as principais no que diz respeito ao tipo de produção? Foi pensando nesses detalhes que criamos este texto. Portanto, se ficou curioso, é só continuar com a gente!

O que é uma indústria?

Uma indústria é um grupo de empresas que estão relacionadas com base em suas atividades comerciais. Nas economias modernas, existem dezenas de classificações que são, normalmente, agrupadas em categorias maiores chamadas setores.

Por exemplo, enquanto um fabricante de porca gaiola pode ter uma divisão de financiamento que contribui com 10% para a receita geral da empresa, a marca seria classificada na indústria de móveis pela maioria dos sistemas.

Dentre outras coisas, o setor é peça chave no Brasil, porque:

São grandes pagadores de impostos

Esses impostos podem ser recolhidos por cidade, estado ou pelo Governo Federal. Sendo assim, imagina o tamanho do valor conquistado ao longo do ano? Isso tudo é revertido para o setor de serviços públicos (ou, ao menos, deveria ser assim).

Importação e exportação

Importar e exportar produtos faz com que a economia continue ‘girando’. E essa é uma tática infalível para que não faltem opções e, muito menos, mão de obra qualificada. Há conglomerados de insumos e combustível, por exemplo.

Reduz as desigualdade regionais

Se uma certa cidade é totalmente afastada dos grandes centros, mas consegue ter uma lista de materiais que produzirá, por exemplo, Conectores elétricos, certamente os alugueis do local serão menores, bem como a economia da região aumentará.

Inovação
Ano após ano, o setor busca trazer inovações e conceitos que irão otimizar a feitura de seus produtos. Neste caso, a criação e o dinamismo também serão positivamente afetados.

Em resumo, todas as marcas (das menores até as multinacionais) têm papel espetacular em nossa economia, surgindo daí a necessidade de desburocratizar e incentivar o seu funcionamento enquanto peça chave desenvolvimento.

Principais setores industriais do Brasil

Energético

Vale e Petrobrás são os principais nomes por aqui. Elas se dedicam à produção de energia ou de combustíveis.

Alimentício

Neste caso também há uma infinidade de marcas que poderíamos citar aqui. Como o país tem dimensões continentais, a variação de solos ajuda os fazendeiros em relação ao processamento alimentício. Mas não só isso… inclua na lista bebidas como cerveja, que usam trigo em sua composição.

Construção Civil

Todo tipo de construção, seja ela condomínios de casas e apartamentos, empresas, restaurações e etc. A quantidade de lucros e potenciais taxações revertidas para os governos é altíssima.

Informacional

Toda a tecnologia pode ser colocada neste item, sejam elas palpáveis ou não palpáveis (como softwares, por exemplo). Nesse caso, existem diversas regiões brasileiras que contam com os chamados pólos, como o próprio Porto Digital, em Pernambuco.

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.