Melhores Filmes Sobre Obesidade: Confira a Lista com 7 Deles

Filmes sobre obesidade acabam por trazer à tona o quão prejudicial é a obesidade na vida dos brasileiros, sabidamente este é um dos maiores problemas que o Brasil vêm enfrentando atualmente.

Desta maneira, o que acontece é que a forma como nos alimentamos realmente acaba impactando de maneira direta no funcionamento de nosso organismo e até mesmo em nossa saúde. Sendo assim, por ser um assunto tão importante, para nossa saúde está em relação direta entre alimentação e saúde, e esse mesmo é um dos temas mais recorrentes entre filmes sobre obesidade.

Filmes sobre obesidade

Saiba mais dos melhores filmes sobre a obesidade

Antes das informações de filmes sobre obesidade, as pessoas precisam entender que sua relação com a comida precisa ser repensada, desta forma, os mesmos entenderão exatamente o que estão ingerindo e os riscos que certos alimentos podem nos trazer.

Além do mais, é preciso entender ainda o quão importante é ter noção das escolhas diárias sendo que as mesmas fazem parte um movimento que claramente é capaz de impactar tudo que realmente é produzido mundialmente.

Há quem defenda que existe vilões e mocinhos na alimentação, também existe aqueles que defendem que comer de tudo um pouco não faz mal desde que não seja exagerado. Os Estados Unidos da América por exemplo, apesar de ser um país desenvolvido possui um grande problema em sua alimentação, sendo que a maioria das crianças acaba criando hábitos que os tornam obesos antes de chegar na idade adulta.

Desta forma alguns filmes sobre obesidade, acabam não somente retratando a realidade que parece estar tão distante quanto ainda mostra exatamente como isso influencia na vida de cada pessoa.

Entre os alimentos que colaboram para a obesidade estão as comidas com excesso de carboidratos, comidas transgênicas que são capazes de nos prejudicar grandemente a longo prazo, além do mais, as famosas “comidas rápidas” tais como hamburgueres, fritas, entre outros, são capazes de ajudar e muito para uma má alimentação.

Documentários que falam sobre a obesidade

  • Fonte da Juventude

Esse documentário realmente foi criado para então discutir a questão de como ocorre a obesidade e quais são as causas da má alimentação no Brasil, esse documentário chamado “Fonte da Juventude” foi criado pelos Novos Urbanos.

Esse documentário conta com a direção de Estevão Ciavatta, sendo um dos melhores filmes sobre obesidade já criado, além do mais, o filme conta ainda com entrevistas muito importantes com grandes nomes. Entre os mesmos: Maria Eduarda nutricionista do INCA, chefe de cozinha Alex Atala, entre outros.

  • Fed Up

Esse filme possui direção de Stephanie Soechtig, sendo que o documentário realmente acaba por investigar e bastante a influência dos alimentos que são industrializados, sendo que esses mesmos acabam relacionado com a obesidade infantil dos EUA. Esse documentário pode ser assistido pela Netflix mesmo!

  • The Kids Menu

Sabidamente, muitas crianças preferem comer quaisquer guloseimas do que uma alimentação mais saudável, isso acontece em parte porque os pais não incentivam uma alimentação diferenciada e saudável.

Desta maneira esse é mais um dos filmes sobre obesidade e que ensinam o quão importante é estar atento ao que as crianças estão ingerindo. Esse documentário acaba demonstrando exatamente como a educação infantil é aliada no combate a obesidade! Em relação ao documentário este mesmo está disponível na plataforma de streaming da Netflix!

Imagem ilustrativa The Kids Menu documentário sobre crianças obesas

  • Forks Over Knives

Esse na realidade é mais um título que acaba focando na relação entre a alimentação e a saúde das pessoas, sendo que nesse filme sobre obesidade, os especialistas acabam mostrando como uma grande parte das doenças tem a ver com alimentação.

Além do mais, esse documentário ainda vai além mostrando como doenças degenerativas podem ser controladas por uma alimentação baseada em plantas integrais. Além do mais, esse documentário acaba demonstrando o quanto os produtos de origem animal e ainda os alimentos processados realmente acabam fazendo parte do mundo ocidental e claramente podem desencadear doenças tais como diabetes, doenças do coração, câncer, obesidade entre outros.

  • Muito além do peso

Mais um filme sobre obesidade lançado no ano de 2012 e que traz ao debate o fato de que muitas crianças brasileiras estão se alimentando mal, além de mostrar como a obesidade chega na vida das pessoas.

É importante que as pessoas saibam que Muito Além do Peso, mergulha profundamente no tema sobre obesidade infantil, tema esse que muitas vezes é ignorado, pessoas costumam pensar que se a criança está “gordinha” está bem e com saúde, o que não é verdade.

O fato é que em torno de 40% das crianças brasileiras pesam bem mais do que deveriam pesar, e vêm os questionamentos do porquê, o filme sobre obesidade traz uma resposta que envolve a publicidade, indústria, governo e a sociedade em geral como as causas da obesidade infantil.

Filmes de ficção que retratam o dia a dia do obeso

2.1 A Matter of Size (2009)

 Esse filme sobre obesidade chamado Matter of Size na verdade, é uma comédia israelense, sendo a mesma muito diferente, é uma espécie de conto que parece hilário e ao mesmo tempo animador.

A sinopse é bem especifica, onde quatro homens acima do peso, aprendem a amar a si mesmos justamente com a ajuda de japoneses e através do esporte de luta de sumô. Todos tem uma história de luta contra o excesso de peso desde que eram jovens, um tinha uma mãe autoritária, outro têm medo de perder seu companheiro para um homem mais mago, entre outros.

Imagem ilustrativa do filme A Matter of Size

2.2 O Amor é Cego (2001)

Talvez esse seja o filme mais conhecido dentre os filmes sobre obesidade onde um homem que era extremamente fútil e se baseava apenas na aparência das pessoas acaba se encontrando com um guru de auto ajuda e passa a ver as pessoas como elas são por “dentro”.

Logo o mesmo acaba se apaixonando por uma mulher que na verdade é obesa e sente uma baixa estima gritante, como o próprio enxergava diferente da realidade então essa é a essência do filme.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *