Raspar a língua: entenda se realmente é necessário

Provavelmente ouviu falar que cada pedaço da superfície da língua é responsável por detectar o tipo de sabor, por exemplo me falaram que aponta é de doce as laterais Salgado mas será que isso é verdade? É necessário raspar a língua para melhor higienização?

O que é a língua?

A língua é um órgão muito importante do corpo humano, ela é formada por vários músculos, podendo ser a mais forte do corpo humano e a mais flexível.

Ela tem aproximadamente 10cm de comprimento, sendo dividida em 2 partes, a oral que é visível, e a parte faringe que fica mais para dentro.

Por fim, é composta por papilas gustativas, membrana e mucosa, que faz parte do sistema digestivo, nela se inicia a digestão.

Quais são as funções da língua?

 A principal função da nossa língua é o paladar, sentir o gosto dos alimentos, e ela consegue identificar quatro tipos de gosto, sendo eles:

  • Azedo;
  • Amargo;
  • Salgado;
  • Doce.

Na superfície da língua, existem as papilas, que são células que identificam o tipo de alimento sendo elas milhares. Se o alimento é amargo, toda a superfície sente o mesmo sabor e não só um pedaço dela.

Outra função importante  é a mastigação, onde na deglutição leva os alimentos para trás. Também consegue ajudar na articulação do som, na formação de palavras e na fonação.

Pode ser a principal aliada para ajudar no diagnóstico de algumas doenças, porque às vezes pela cor da língua ou pela falta de saliva é possível identificar um tipo de doença.

Uma das uma das doenças que pode se manifestar na língua que deixa uma alteração de cor é a saburra lingual.

Saburra lingual

 A língua é um local ideal para a proliferação bacteriana, principalmente porque é um ambiente fechado, úmido e existe o tráfego recorrente de alimentos.

Quando a pessoa tem muita sujeira na língua, ela fica esbranquiçada, o que é chamado de saburra lingual, uma película bacteriana na superfície da língua.

Primeiro, ela irá gerar um mau hálito e essas bactérias podem ser jogadas para os dentes,  podendo desenvolver tártaro, cárie e doença gengivais.

Por fim, além de fazer com que os dentes possam precisar de um procedimento estético através das facetas em resina.

Tártaro

Quando as bactérias que estão na língua passam para os dentes, começam a se misturar com as bactérias já existentes e torna-se uma gosma, a famosa placa bacteriana.

Sendo assim, quando não é removido ela vai crescendo, se multiplicando e endurecendo na superfície do dente, pois a saliva é rica em minerais.

Quando isso mineraliza em cima dos dentes se torna o tártaro, que por nome técnico é chamado de cálculo dental.

Esse tártaro só será removido através de uma ida ao dentista, por meio de instrumentos específicos.

Com isso, é importante que esse tártaro seja removido porque ele pode gerar outras doenças como a cárie e doenças periodontais.

Além dessas doenças pode ocasionar a perda, fazendo com que tenha mais consequências.

Assim como os dentes vizinhos podem querer ocupar o lugar do dente ausente, causando dentes tortos,  sendo possível resolver através do tratamento com o aparelho móvel transparente.

Cárie

A cárie é uma outra forma de denominar a deterioração do dente, estando relacionada a desmineralização da estrutura dentária.

Ela ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente, que pode causar o amarelamento, podendo ser resolvido através das lente de contato dental.

Quando acaba envolvendo apenas o esmalte, o paciente normalmente não tem nenhum tipo de sensibilidade ou dor. Mas se a cárie começa a envolver as camadas mais profundas, torna-se espontânea, podendo chegar até na polpa, que é a parte viva do dente.

Sendo assim, poderá causar uma inflamação irreversível, que é chamada de pulpite, levando o paciente a fazer um tratamento de canal e em algumas situações, pode ocorrer até mesmo a extração do elemento dentário.

Como foi dito na situação do tártaro, é importante que o paciente procure um procedimento para não ficar sem o dente.

Se ocorrer do dente ficar ausente, poderá ter muitas circunstâncias, como os dentes ficarem tortos, podendo fazer o paciente a pesquisar sobre o aparelho de porcelana preço.

Além dos dentes tortos, sucede um desgaste neles, porquanto, os outros dentes serão mais utilizados durante a mastigação, pela falta do elemento dentário.

Sendo assim o dente será utilizado de forma excessiva e ele não tem estrutura para aguentar tanta força, gerando o desgaste.

As facetas de resina poderão ser avaliadas para a correção dos desgastes, porque são películas colocadas nos dentes que servem para modificar o modelo dele. 

Quantas vezes é necessário higienizar a língua por dia?

É importante que ela seja higienizada pelo menos uma vez por dia durante a escovação.

A ferramenta que irá utilizar para a higiene, é um raspador de língua, é possível encontrar nas farmácias e é importante raspar de dentro para fora se certificando que está limpando todas as partes da língua.

Com isso, é essencial fazer esse procedimento antes de passar o fio dental e realizar a escovação. A saburra lingual pode ser evitada através do consumo de muita água, uma higienização precisa e uma ida regular ao dentista.