Receitas que podem ser feitas com carne de panela

Escondidinho, recheio de torta, strogonoff e carne louca são algumas das opções para inovar no cardápio do dia a dia

Inovar no cardápio no dia a dia não é fácil, seja pela falta de tempo, ideias ou até mesmo pela dificuldade de combinar outros ingredientes nas preparações. Apostar em clássicos como o arroz, feijão e a carne de panela se torna a decisão de muitas pessoas nesse momento.  

Mas quem disse que para inovar no prato é preciso deixar os clássicos de lado? Investindo em uma carne de qualidade e em uma preparação caprichada, é possível transformar uma simples carne de panela em um escondidinho, recheio para torta e até mesmo strogonoff. 

Nesse momento, o que manda é a criatividade em combinar os ingredientes que já fazem parte da dispensa. Por isso, trouxemos dicas para ajudar a repaginar a clássica carne de panela.

Receitas que podem ser feitas com carne de panela

Preparando a carne de panela

A carne de panela é um clássico da culinária brasileira, presente em milhares de casas. Por conta disso, cada pessoa tem a sua receita secreta, com temperos diferentes, ingredientes extras e um toque especial para deixar o prato ainda mais saboroso. 

Algumas etapas estão presentes em todos os preparos. Dourar bem o alho ou a cebola, selar os pedaços de carne, acrescentar a água do cozimento, os temperos e, por fim, fechar a tão temida panela de pressão. 

Apesar da desconfiança de algumas pessoas com esse tipo de panela, é importante ter em mente que ela é segura e auxilia na praticidade e rapidez na preparação dos pratos. Antes de levar a panela de pressão ao forno, é possível checar alguns dispositivos e colocar dicas em prática para diminuir o medo e a possibilidade de acidentes. 

Cheque se a borracha impermeabilizadora da panela está corretamente posicionada, se não há problemas com o pino e se o nível de água está adequado para o tamanho do recipiente. Tudo isso, claro, depois de ter certeza de que a panela utilizada é de qualidade. Após desligar o fogo, aguarde até que toda a pressão tenha saído, assim, é possível evitar acidentes e danos a sua panela de pressão.

Receitas com carne de panela

Carne de panela pronta? Agora é possível começar a preparar os pratos, incluindo novos ingredientes e ajustando os sabores. Abaixo, você encontra 4 receitas para ativar a criatividade no dia a dia. 

Escondidinho

O escondidinho é um prato saboroso e simples, que tem como ingrediente principal a batata. Para montar um escondidinho de carne de panela, basta fazer a receita clássica de purê de batata e separar a carne.

Em uma tigela, forre o fundo com metade do purê, acrescente a carne e mais uma camada do purê. Agora, é só acrescentar algumas fatias de queijo e levar ao forno até gratinar. 

Carne louca

A carne louca é um clássico das festas infantis nos anos 2000 e pode se tornar uma ótima opção de lanche. Para fazer o prato é necessário ter a carne de panela, molho de tomate e alguns pães. 

Para a preparação, desfie a carne e acrescente o molho de tomate até ela ficar bem úmida. Após isso, basta cortar os pães ao meio e rechear, de modo que a carne louca não vaze. Pronto! O lanche já pode ser servido.

Strogonoff

Esse prato típico brasileiro também pode ser feito com carne de panela! Basta cortar a carne em pequenas tiras, acrescentar uma colher de chá de mostarda, uma caixa de creme de leite e adicionar o ketchup aos poucos até atingir a cor desejada. Na hora de servir, acompanhe o prato com arroz e batata palha.

Recheio de torta

Ideal para um lanche da tarde, as tortas permitem que o indivíduo use toda a sua criatividade. Para fazer um recheio com carne de panela, basta desfiar a carne e acrescentar ingredientes como o milho, a azeitona, legumes e até queijo. Nessa receita, o que manda é a criatividade!