Whey protein qual é o melhor?

As propriedades anabólicas presentes no whey protein são muito bem demonstradas e conhecidas, porém, existem inúmeras opções de whey protein disponíveis no mercado e é de praxe encontrar muitas pessoas com muitas dúvidas sobre qual é a melhor opção.

Estudos científicos nos mostram que o whey protein estimula toda a síntese de proteínas musculares, favorecendo o ganho da massa muscular.

O consumo do whey (ou de proteínas de boa qualidade) aliado à musculação são grandes estímulos que auxiliam ainda mais a sua síntese proteica, sendo essa uma boa maneira de ganhar massa magra. Apesar desse assunto ser um ponto bem pacífico, ainda há controvérsias sobre esse tipo de suplementação.

Hoje falaremos mais sobre as diferenças e as semelhanças entre whey concentrado, o isolado e o hidrolisado.

Whey protein refere-se às proteínas que são encontradas na parte líquida do leite “talhado”. Na parte sólida encontram-se a caseína e também as gorduras. Uma vez que essa parte líquida contém outras substâncias além das proteínas, como a lactose, o whey protein pode apresentar a lactose em sua composição.

No decorrer da obtenção d whey protein, essas proteínas do soro do leite são bem concentradas por meio de processos industriais e depois secas, de forma que vire um pó rico em whey protein é gerado. É assim que o whey protein concentrado é produzido, nessa  forma que normalmente contém cerca de 80% das proteínas, sendo o restante composto por lactose e outras substâncias.

Whey protein qual é o melhor

Na fabricação do whey protein isolado, outras etapas de purificação são adicionadas a esse sistema, de tal forma que a lactose e outras substâncias são extraídas e as proteínas “isoladas”. E então, o produto final é o mais puro, considerado livre da lactose, e com conteúdo proteico geralmente acima dos 90%. A partir disso, pode-se dizer que o whey isolado possui 2 vantagens em frente às outras formas: uma maior quantidade de proteína por porção e ausência da lactose.

Por fim, o whey protein hidrolisado pode ser adquirido tanto a partir do whey concentrado como do isolado tendo como seu resultado final a quebra das proteínas em fragmentos menores. Alega-se que essa “pré-digestão” pode também acelerar a absorção das proteínas, aumentando todo o seu efeito anabólico.

Por fim, se você não é intolerante à lactose, é bem provável que a pureza ligeiramente maior da forma isolada não compense seus custos. Sendo assim, o whey concentrado pode ser a sua melhor opção de custo-benefício para a maioria das pessoas. Lembrando que cada indivíduo possui suas próprias necessidades, e essa suplementação com whey protein só será válida se realmente for necessário o consumo de suplementos proteicos.